Como utilizar a psicologia motivacional infantil?

Blog

Como utilizar a psicologia motivacional infantil?

Estamos nas férias e a ordem é colocar a criançada para se movimentar, mas o que poderia ser feito para motivá-la a sair da frente da TV e do videogame? Saiba como, neste artigo. 


Como utilizar a psicologia motivacional infantil?

Desde criança, o humano é um ser vivo complexo, com altos e baixos, e requer uma atenção especial para encontrar o que o motiva. Cada um é diferente, tem suas próprias necessidades e realizações desde criança. É nesta fase que elas buscam descobrir as possibilidades que o mundo oferece e vivenciar atividades prazerosas. Sua mente não entende os obstáculos e as dificuldades do mundo externo. Ela só quer brincar e se sentir inserida no ambiente onde vive como alguém. Mas o que fazer com as crianças tristes, desinteressadas e desmotivadas? Esse é um desafio para os pais e nós vamos lhe dar uma ajudinha.  

A série Como aproximar pais e filhos? é um conjunto de 4 posts para que os momentos em família se tornem mais aprazíveis e quebrem a rotina. No caso dos filhos desmotivados, uma forma de aproximar os pais a eles é utilizar um recurso da psicologia infantil, que consiste em construir um processo de motivação com base nas competências adquiridas. Isto significa que ao conseguir inserir a criança em seu ambiente social como um indivíduo que pertence ao grupo, isso o tornará mais seguro e com a autoestima elevada. 

Como sugerimos nos posts anteriores, atividades esportivas que utilizam habilidades motoras são alguns dos recursos capazes de acionar os sentimentos de autoconfiança. Mesmo que a criança tenha um mal desempenho na atividade em que se proponha a fazer, o reforço externo por parte dos pais intensifica o desejo da criança em melhorar sua performance. Ter objetivos estabelecidos e perseverar na sua realização é uma lição para toda a vida. Portanto, o segredo está aí, em conseguir manter os estímulos intrínsecos por meio dos estímulos externos dados pelos pais através de elogios “verdadeiros”, orientações, palavras de incentivo etc. 

A demonstração de afeto ao indivíduo que se sente isolado e inerte às dificuldades é imperativa, bem como o acompanhamento nas atividades, a sensibilidade de compreender, a tolerância e a paciência. Para tanto, é necessário que os pais realmente estejam atentos e presentes para perceber os reais motivos que estão atormentando seus filhos e despender maior energia na aprendizagem, nos exercícios das capacidades gerais, no convívio social, na superação, na conquista, na autodefesa e outros. 

A construção motivacional da criança consiste, principalmente, em antever os problemas em que ela esteja passando e implementar o processo de construção motivacional na infância, prevendo decorrências futuras, pela auto percepção e o hábito de desenvolver a motivação intrínseca, reduzindo a necessidade de buscar a motivação extrínseca para a realização de alguma tarefa. Mas como conseguir isso? A presença é fundamental, o reconhecimento das realizações, o apontamento das melhorias, além da expressão de amor e carinho.

O cuidado em motivar seus filhos é uma atitude que irá influenciar diretamente no estilo de vida dele e de como irá lidar com as adversidades e tomada de decisões futuras. A atenção no agora e a percepção nas entrelinhas de comportamento dos seus filhos podem reverberar no sucesso ou fracasso do amanhã, pois quanto antes forem detectados os conflitos internos, mais fácil será a empreitada para enfrentar os problemas e alcançar a saúde emocional dos seus filhos.

Fontes: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-a-psicologia-motivacional-e-como-ela-funciona/ . http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?motivacao-infantil-sua-importancia-para-a-vida-adulta&codigo=AOP0023 .

Guia Rápido "Como Aproximar Pais e Filhos"

Tenha acesso gratuito a este guia exclusivo, que contém excelentes dicas para os pais de como ensinar hábitos saudáveis aos filhos.


Guia Rápido "Como Aproximar Pais e Filhos"
Voltar