Como aproximar pais e filhos nas férias escolares?

Blog

Como aproximar pais e filhos nas férias escolares?

As férias estão chegando e deixar a criançada sem ter o que fazer durante estes meses é sinônimo de dor de cabeça: briga entre irmãos, chororô, castigos, menino emburrado etc.


Como aproximar pais e filhos nas férias escolares

As férias estão chegando e deixar a criançada sem ter o que fazer durante estes meses é sinônimo de dor de cabeça: briga entre irmãos, chororô, castigos, menino emburrado etc. Por isso, nós desenvolvemos um método que irá promover a interatividade dos pais e uma agenda recheada de atividades durante as férias, que vão desde assistir a filmes no cinema até curtir um dia no clube. A programação vai ser conduzida pelos pais de uma maneira prática e democrática. 

Vamos montar o grupo “What’s fun na semana”, no Whatsapp? Traduzindo para o português, significa “o que é divertido na semana”, tem como objetivo reunir pais e mães em um grupo, no Whatsapp, para que promovam encontros semanais com seus filhos, como um piquenique no Vaca Brava, fazer uma trilha no Parque Areião ou ir ao clube. O principal objetivo é fazer com que as crianças se aproximem mais dos pais e se divirtam com seus coleguinhas, seja da escola ou do bairro, devidamente supervisionados.

Como funciona?

Por sua iniciativa – você mesmo(a) que está lendo este artigo criará um grupo no Whatsapp chamado “What’s fun na semana”. Nele, você reunirá até 6 famílias, a fim de eleger atividades durante as férias, mais que isso poderia dificultar o controle da brincadeira.

A cada semana, toca a uma família diferente, a liderança de reunir e executar 3 atividades, em dias alternados (sugerimos terça, quinta e sábado). Se não for possível o revezamento das famílias, caberá a uma encabeçar essa liderança, senão a programação não acontece. A ideia é que todos os pais participem das atividades, isso vai depender da disponibilidade de cada um, o que deve ser discutido antecipadamente no grupo do Whatsapp ou em uma reunião presencial. 

Como as mamães podem montar este grupo?

1)Primeiramente, fale com seu filho(a) para escolher os amiguinhos(as) mais próximos, seja da escola, do bairro, parentes etc e quais tipos de atividades gostaria de fazer durante as férias;

2)Segundo passo, entrar em contato com os pais das crianças escolhidas e fazer a proposta de participação; 

3)Ao conseguir 6 famílias participantes, desenvolva as regras de comportamento dentro do grupo, para não perder foco;

4)Estruturados os times das famílias e as crianças envolvidas, faça uma prévia das atividades que podem ser realizadas em cada semana. Seja criativo, pense em programações para um período do dia, de preferência, práticas saudáveis. Uma gincana, na casa de um coleguinha, seria super divertido;

5)Leia o post anterior do nosso blog “Como estimular os filhos a fazer atividade física nas férias com diversão”, que sugere atividades de Gamificação, pode servir de inspiração para ver qual família consegue fazer a atividade que a criançada mais gosta. 

6)Para estimular a criatividade e envolvimento dos pais na brincadeira (dentro dos conceitos de Gamificação), sugerimos uma competição entre as famílias. No último encontro com a criançada, elas devem eleger qual dia foi mais divertido. Os pais responsáveis por esse dia serão considerados os ganhadores da competição e, como premiação, participarão de uma confraternização bancada por todos os pais (um jantar, por exemplo), onde o pagamento da conta seja dividido apenas entre os “não ganhadores” (Importante: é um momento de diversão somente para os “altinhos”, não deve ter a participação dos filhos). 

7)Tire fotos, faça vídeos, poste no grupo e em suas redes sociais com a hashtag #LavaTudoASecoNasFerias e também envie para nós, que iremos postar em nossas redes sociais.

 

Lista de sugestões para os encontros:

1)Circo;

2)Trilha (dica: no Parque Areião);

3)Caminhada em parques da cidade;

4)Passeio de bicicleta;

5)Cinema;

6)Clube;

7)Piquenique, no Vaca Brava;

8)Parque de diversões;

9)Piscina na casa de um coleguinha;

10)Gincana na casa de um coleguinha;

11)Dia da gastronomia: coloque a criançada com a mão na massa.

O grupo What’s fun da semana?! pode ser uma excelente forma de fazer novas amizades, de maneira saudável. Além disso, os pais passam a conhecer os coleguinhas dos seus filhos e os pais deles, além de fortalecer os laços familiares. A interatividade será algo natural e a criançada vai chegar em casa, tomar banho, lanchar e ir direto pra cama. Vão dormir como verdadeiros “anjinhos”.

Gostou da ideia deste post? Comente!! Que tal sugerir pauta para a Lava Tudo a Seco? Comente também! 

Guia Rápido "Como Aproximar Pais e Filhos"

Tenha acesso gratuito a este guia exclusivo, que contém excelentes dicas para os pais de como ensinar hábitos saudáveis aos filhos.


Guia Rápido "Como Aproximar Pais e Filhos"
Voltar